O Coldplay é uma banda inglesa de rock alternativo marcada pelas letras introspectivas e pelo ritmo melancólico. Chris Martin, atual vocalista, juntou-se a Johnny Buckland e a Guy Berryman formando o Pectoralz. Em 1998, Will Champion entra para comandar a bateria, e um ano depois é fundado o Coldplay.
A voz aveludada de Chris e o estilo alternativo da banda logo conquistaram a gravadora Parlophone, que os contratou em 1999. O primeiro disco veio no ano seguinte intitulado “Parachutes”. Transformando as músicas “Yellow” e “Trouble” em hits na Europa, o trabalho vendeu em poucos meses 1,6 milhões de cópias.
Em 2002, gravam o segundo trabalho, “A Rush of Blood to the Head”, pelo selo Capitol da EMI. O álbum foi considerado uma prova de amadurecimento musical e vendeu ainda mais que o primeiro, sucesso obtido principalmente pelas músicas “Clocks”, “In My Place” e “Scientist”. Durante a turnê, gravam o CD e DVD “Live 2003”, primeiro álbum ao vivo da banda. O quarto disco, “X&Y”, faz uma alusão aos altos e baixos da vida. Estão presentes no trabalho os singles “Speed of Sound” e “Fix You”.
Ao quinto disco, lançado em 2008, Martin dá o título “Viva la Vida or Death and All His Friends”, inspirado em um quadro de Frida Kahlo. O álbum trouxe uma revolução sonora da banda, e estourou nas rádios com os singles “Violet Hill” e “Viva la Vida”.
Já no álbum de estréia, a banda recebeu o prêmio Grammy como melhor álbum de música alternativa em 2002 e 2003. Mesmo com o grande sucesso, o Coldplay segue firme na ideologia escolhida: recusa propostas milionárias que visam o uso de músicas da banda em campanhas publicitárias, e deixa claro que o patrimônio musical é mais importante do que qualquer lucro.